quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Volvo leva à Fenatran caminhão especial recheado de tecnologias de segurança

TUDO QUE A VOLVO TEM DE MELHOR - É POR ISSO QUE SEMPRE SERÁ A MELHOR




DA REDAÇÃO/CANAL DO TRANSPORTE - Além do recém-lançado 10x4 com capacidade de carga de até 50 toneladas líquidas, a Volvo levou para a Fenatran 2007 – Salão Internacional do Transporte uma série especial em comemoração aos 80 anos do grupo. Trata-se do Safety Truck (fotos, Volvo e Alcântara Machado), um modelo FH Top Class com motor de 520 cv, cabine Globetrotter, configuração de eixos 6x4 e o mesmo visual da Série 80 Anos da marca todo incrementado com as mais recentes tecnologias de segurança que já equipam os carros de passeio da marca.



Volvo Safety Truck


Inovação - Além dos já conhecidos air bags, freios ABS, EBS (sistema de freio a disco gerenciado eletronicamente) e ESP (Eletronic Stability Program/ Sistema Eletrônico de Estabilidade), o Volvo Safety Truck traz outras tecnologias inovadoras para o segmento de transporte. Entre elas, um moderno sistema de segurança ativa criado pela própria montadora para reduzir a possibilidade de derrapagem em pistas escorregadias ou capotamento em curvas fechadas; tecnologia de monitoramento das faixas das rodovias, que impede a saída do veículo do centro da pista; bafômetro incorporado à cabine e o ACC2 (Cruise Control Active/Controle Ativo de Proximidade), dispositivo que auxilia o motorista mantendo o caminhão a uma distância segura e constante do veículo à frente. O "Caminhão Seguro" da montadora sueca ganhou ainda faróis de Xenon, freio motor VEB (Volvo Engine Brake) com poder de frenagem de 500 cv e proteções laterais.


Proteção lateral do Volvo Safety Truck


Tecnologias - Uma das tecnologias de segurança do FH especial da Volvo que mais chama atenção é o ACC2, o Controle Ativo de Proximidade. O gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil, Álvaro Menoncin, explica se tratar de um dispositivo avançado, que atua por meio de um radar de última geração. “Toda vez que o caminhão se aproximar demais do veículo que está à frente, o equipamento emite sinais sonoros e luminosos para alertar o motorista dos riscos. Quanto houver necessidade, o freio motor e os freios de serviços são acionados”, detalha.




Sensor ACC2 do caminhão especial da Volvo


O sistema de monitoramento de faixas de rodovias é outra inovação para veículos pesados. Trata-se de um dispositivo que previne a saída involuntária do caminhão da pista, caso o motorista se distraia. “É uma tecnologia extremamente importante para a segurança do condutor e do caminhão, pois impede que o veículo avance para a pista contrária e provoque um acidente grave”, considera o engenheiro de vendas da Volvo do Brasil, Glênio Karas



Com nova tecnologia, caminhão da Volvo não sai da "linha"




No entanto, a mais peculiar das inovações - mas não menos importante - é o Alco-lock: nada menos do que um bafômetro dentro da cabine do caminhão. Tecnicamente, um alcoolímetro eletrônico concebido para impedir a condução do veículo com um motorista sob a influência do álcool. O dispositivo obriga o condutor a usar o bafômetro, uma vez que a partida só pode ser dada se o teste demonstrar que o nível alcoólico do motorista está nos limites permitidos pela legislação.




FH incrementado também tem sistema "anti-bêbado"


“Somos pioneiros em segurança quando se trata de veículos. Trouxemos para a Fenatran um caminhão com o que há de melhor nesta área”, resume o presidente da Volvo do Brasil, Tommy Svensson. Por enquanto, as tecnologias do Safety Truck são só para demonstração no Brasil. No entanto, pode ser por pouco tempo. “Alguns destes equipamentos de segurança já estarão disponíveis no mercado brasileiro em um futuro próximo”, revela o gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil, Sérgio Gomes.







by Jr...

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